Alunos plantam mais de 300 mudas no entorno de nascente em Itaúna

Projeto visa cercar 61 nascentes da microrregião do Córrego do Soldado.
Ação antecede o Dia Mundial da Água comemorado nesse sábado (22).

Alunos plantaram 320 mudas no entorno de
nascente (Foto: Reprodução/TV Integração)

Alunos da rede estadual de Itaúna plantaram nessa segunda-feira (17), 320 mudas frutíferas e espécies da região no entorno de uma das nascentes do Córrego do Soldado. A ação antecede o Dia Mundial da Água, comemorado nesse sábado (22). De acordo com o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) na cidade, Marcos Ferreira, outras nascentes também devem receber as mudas. “O objetivo desse projeto é cercar as 61 nascentes da microrregião do Córrego do Soldado. É essa região que abasteça a barragem e de onde é retirada a água que abastece Itaúna”, contou.
No lugar do tradicional lápis e caderno, os alunos tiveram contato com a enxada e a terra. “O aprendizado da sala de aula foi colocado em prática pelos alunos. Eles perceberam que são capazes de fazer a diferença e que as ações têm consequências na sociedade”, disse a coordenadora pedagógica Vanda Glória de Andrade.

O estudante Pedro Henrique Melo Fernandes conferiu de perto as consequências de uma nascente que não estava cercada. “Sem a cerca, as vacas pisam nessa área e aos poucos vai soterrando a nascente. Essa aula foi um jeito diferente de aprender a cuidar da natureza”, comentou.

De acordo com o coordenador de campo do projeto Rio São João, Ralim Dias Mileib, essa situação pode ser revertida. “Basta plantar algumas árvores cercando onde fica a nascente para a própria natureza se encarregar de fazer com que volte a brotar água no local”, informou.

G1 Centro-Oeste de Minas

Nenhum comentário