Centro de Controle de Zoonoses é inaugurado em Bom Despacho, MG

Será inaugurado nesta sexta-feira (30) o Centro de Controle de Zoonoses em Bom Despacho. A unidade funcionará no Bairro JK e foi construída a fim de ajudar no combate de doenças como leishmaniose, dengue, além de controlar animais peçonhentos, ratos e baratas. 
 
 "Agora temos estrutura para controle de campo, onde agentes de endemias farão esse combate. No local há salas para reuniões, debates, palestras, entre outras ações de conscientização", disse a secretária de Saúde, Neide Braga Lopes.

No local já foram investidos cerca de R$ 900 mil, mas ainda há investimentos previstos para a construção de um muro e compra de equipamentos. “Ainda faltam ajustes, precisamos de equipamentos eletrônicos para sala de esterilização e sala de cirurgia, precisamos de instrumentos necessários para uso veterinário. Tudo isso será adquirido ainda", apontou a secretária.

Já o bloco de controle animal, para onde serão encaminhados os cães com exames positivos para leishmaniose, está em funcionamento. "Quando comprovada a leishmaniose em cães que foram recolhidos da rua ou de domicílios, eles serão levados para a eutanásia”, disse Neide.

A área construída de mais de mil metros quadrados foi dividida em cinco blocos e um deles é um curral para animais de grande porte. “Por causa de perigos de acidentes os animais de grande porte como cavalos, serão levados para esse local até que o dono reclame e vá busca-lo", finalizou a secratéria.
 

Do G1 Centro-Oeste de Minas
 

Nenhum comentário