Carnes são apreendidas e açougues fechados durante fiscalização em MG

Cerca de dois mil quilos de carne foram apreendidos e três açougues foram fechados nesta terça-feira (5), em Divinópolis, durante uma fiscalização conjunta realizada pelo Procon e pela Vigilância Sanitária. A ação foi determinada pelo Ministério Público (MP).
Segundo a Vigilância Sanitária, 15 açougues tiveram as condições de higiene e sanitárias fiscalizadas. A procedência das carnes, além da análise se o local produz alimentos como almôndegas e linguiças, também foram observadas pelos fiscais.
Os alimentos apreendidos estavam sem indicação de procedência, sem registro no órgão competente e em péssimas condições de armazenamento. As carnes foram encaminhadas para o matadouro municipal e serão utilizadas para produção de ração animal.
Ainda de acordo com a Vigilância, a fiscalização será mantida durante a semana, quando serão feitas reinspeções para acompanhamento e garantia do cumprindo da legislação.
Orientação
A Vigilância Sanitária destaca que os responsáveis pelos açougues recebem um informe técnico com orientações básicas que devem ser cumpridas para o funcionamento adequado dos estabelecimentos.
A legislação prevê advertência, pena educativa, multa, apreensão de produtos, inutilização de produtos, suspensão de vendas e/ou fabricação, interdição parcial ou total do estabelecimento, cancelamento de autorização para funcionamento e cancelamento do alvará sanitário em situações de irregularidades. Fonte: G1.

Nenhum comentário