Semana de vistorias em padarias e restaurantes de Divinópolis

Restaurantes e padarias são os alvos de uma operação de fiscalização que começou nesta terça-feira (23), em Divinópolis. O Ministério Público (MP), Programa de Defesa do Consumidor (Procon) e a Vigilância Sanitária (Visa) atuam juntos na ação, que deve durar até sexta-feira (26). Cinquenta estabelecimento serão visitados. Os fiscais vão verificar as condições gerais dos ambientes, os tipos de manipuladores usados pelos funcionários, equipamentos e alimentos, além dos alvarás sanitários.

De acordo com as primeiras informações divulgadas pela Prefeitura, três equipes de fiscalização da Visa e técnicos do Procon vão passar o dia e a noite vistoriando os estabelecimentos. Serão emitidos laudos de vistoria com detalhes da situação de cada um dos estabelecimento.

O próximo passo cabe ao Procon: notificar e estipular um prazo para que os proprietários promovam adequações necessárias. Esse tempo pode variar, de acordo com as necessidades de cada local. Se a situação de falta de higiene for muito grave, o estabelecimento pode ser interditado.

Se forem encontrados alimentos ou outros produtos sem condições de consumo, eles serão recolhidos pela Visa e depois destruídos. "Esta ação tem como preocupação maior identificar e corrigir situações que possam colocar em risco a saúde do consumidor. Dessa forma, os estabelecimentos vistoriados terão que se adequar às normas da Vigilância Sanitária", disse  Celina Pires, diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Nenhum comentário