Samu é oficialmente inaugurado e passa a prestar serviços de urgência e emergência em todo centro-oeste de MG

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi inaugurado nesta terça-feira (6) em Divinópolis. O Samu começa a operar nesta quarta-feira (7), a partir das 7h, para mais de um milhão de habitantes de 54 cidades do Centro-Oeste de Minas.

A solenidade teve início por volta das 11h e contou com a presença de mais de 500 pessoas, incluindo o governador do estado, Fernando Pimentel, o secretário estadual de saúde, autoridades da segurança pública, deputados estaduais e federais, prefeitos e representantes dos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (Cis-Urg), que ficará responsável por gerenciar o serviço.Também estiveram presentes colaboradores que irão atuar no Samu, o presidente do Consórcio Ailton Duarte e o secretário executivo José Marcio Zanardi, além do secretário adjunto de Saúde Nalton Moreira.

Atendimento
Gerenciado pelo CIS-URG, o Samu tem o objetivo de chegar à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência. Para dar agilidade aos atendimentos, o serviço contará com uma frota de 31 ambulâncias distribuídas em 23 municípios, que darão suporte total a 54 cidades que integram a região Centro-Oeste do estado.

As ambulâncias são do tipo Unidade de Suporte Básico (USB), que serão tripuladas por um técnico de enfermagem e um condutor socorrista. Além desses veículos, também haverá sete Unidades de Suporte Avançado (USA), tripuladas por um médico, um enfermeiro e um condutor socorrista.

As cidades que contarão com os veículos foram escolhidas com base em estudos de viabilidade, sendo que a logística dessa distribuição foi feita para que se situem em pontos estratégicos, de forma que o tempo entre a chamada recebida pelo 192 e a chegada da ambulância demore no máximo 40 minutos em qualquer ponto da região. Para a escolha também foram levados em consideração os acessos, estradas, rodovias e estradas rurais.

Confira os municípios consorciados ao CIS-URG:

Micro Bom Despacho

Bom Despacho

Dores do Indaiá

Estrela do Indaiá

Luz

Martinho Campos

Moema

Serra da Saudade

Micro Divinópolis/Santo Antônio do Monte

Araújos

Arcos

Carmo do Cajuru

Cláudio

Divinópolis

Itapecerica

Japaraíba

Lagoa da  Prata

Pedra do Indaiá

Perdigão

Santo Antônio do Monte

São Gonçalo do Pará

São Sebastião do Oeste

Micro Formiga

Bambuí   

Córrego Danta  

Córrego Fundo 

Formiga 

Iguatama 

Medeiros 

Pains  

Pimenta  

Tapiraí  

Micro de Itaúna

Itaguara 

Itatiaiuçu  

Itaúna 

Piracema

Micro de Pará de Minas

Conceição do Pará  

Igaratinga 

Leandro Ferreira 

Nova Serrana 

Onça de Pitangui 

Pará de Minas 

Pitangui 

São José da Varginha 

Micro Santo Antônio do Amparo/Campo Belo

Aguanil 

Camacho 

Campo Belo 

Cana Verde 

Candeias  

Carmo da Mata 

Carmópolis de Minas 

Cristais 

Oliveira

Passa Tempo 

Santana do Jacaré 

Santo Antônio do Amparo 

São Francisco de Paula

Com informações do G1 Centro-oeste

Nenhum comentário